Fluminense Campeão Carioca 1917

fluminense-campeao-carioca-taça-trofeu-colombo-fluzao.netCom a saída de nove jogadores do time campeão de 1911 e que originou a fundação da seção de esportes terrestres do Clube de Regatas Flamengo, nosso eterno rival, o Fluminense perdeu a hegemonia do futebol carioca. Fomos 4º colocados em 1912 (campeão Paysandu) e em 1913 (campeão América), 3º colocados em 1914 (campeão Flamengo), 2º em 1915 (campeão Flamengo ) e 3º em 1916 (campeão América).

Foi em 1917 que começaram a surgir os primeiros comentários sobre clubes oferecerem aos jogadores respeitáveis quantias em dinheiro, o que chamamos hoje em dia de bicho.

A LMSA foi substituída, de comum acordo entre os clubes, pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) que já começava a exigir uma série de providências aos clubes participantes, para inscreverem seus jogadores. Segundo levantamentos feitos em jornais da época, as exigências eram:

  • ser amador
  • ser sócio do clube proponente
  • residir na região de jurisdição da Liga
  • exercer profissão honesta
  • estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos
  • saber ler e escrever
  • ter moralidade comprovada

Apesar da popularidade que ganhara, o futebol ainda era caracterizado por seu caráter elitista. Nesta época o Brasil através de seu Presidente Venceslau Brás, declarava guerra ao império germânico; era gravado no país o primeiro samba “Pelo Telefone”, de Donga e a imprensa esportiva se tornava uma realidade.

As confusões dentro de campo viravam rotina e despertavam apenas, críticas dos derrotados.

Em 15 de agosto, no campo de General Severiano, a arbitragem confusa de Fausto Torrentes, provocou protestos do Botafogo. O time alvinegro empatava com o Fluminense em 2 x 2 quando os atacantes tricolores Celso e Couto empurraram o goleiro botafoguense com bola e tudo para dentro do gol. O juiz anulou o lance mas, dois minutos depois, atendendo à solicitação do capitão do Flu Chico Netto, decidiu validá-lo, em decisão inédita. Os botafoguenses, indignados, simplesmente pararam em campo e Celso, andando, marcou o quarto gol tricolor que definiria a partida em 4 x 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.